Depois de 10 anos no BankBoston, com o advento da venda ao Banco Itaú, em 2006 Walcris Rosito foi convidado pelo Bank of America a fazer parte de um seleto time de profissionais que conduziriam o legado das atividades negociais desse banco americano aqui no Brasil, notadamente gerenciando uma expressiva carteira de contencioso com milhares de processos e bilhões de dólares em risco.
Com essa experiência, ficou evidente que absolutamente todas as empresas convivem com um grande número de ações / litígios, quer seja na área trabalhista, tributária, regulatória, cível, ambiental e até penal.
Contudo, embora representem um altíssimo risco financeiro e muitas vezes de reputação, a condução desse contencioso, por não fazer parte do “core- business” da empresa, não recebe a intensa supervisão que os casos de fato merecem.
Na prática, os departamentos jurídicos das companhias devem cuidar das demandas usuais do dia a dia do negócio, tornando, impossível um acompanhamento cirúrgico nas ações mais relevantes ou de um gerenciamento estratégico sobre as carteiras com grande volume/quantidade de ações.
A despeito da (usual) capacidade técnica dos grandes escritórios de advocacias que costumam atender as grandes demandas judiciais das empresas no Brasil, é absolutamente indispensável a participação direta da empresa (ou de alguém por ela delegado) no sentido de discutir, criticar e suportar as eventuais estratégias processuais e linhas de atuação para otimizar as chances de êxito do processo.
Diante dessa situação, e de uma exitosa experiência na drástica redução da carteira de processos, somado a um alto índice de êxito nas ações, apresenta-se a seguinte assessoria:
- Participação direta, juntamente aos escritórios patronos das ações, para a definição das estratégias processuais e acompanhamento da evolução das grandes causas (em termos financeiros ou de reputação)
- Gestão de Carteira de Processos: definição ou revisão de métricas de acompanhamento e aferição de desempenho dos escritórios prestadores de serviços
- Interface entre as informações processuais e relatórios jurídicos e as informações contábeis: análise para provisionamento – livros locais e USGAAP (FIN48)
- Assessoria em Anistias Fiscais. Análise, estruturação de matriz de decisão (benefícios, chance real de êxito, ganho real, efeitos contábeis e fiscais da adesão)